Artigos
Ligue: 51 3023.7053
SAIBA MAIS SOBRE A OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença óssea metabólica que resulta da carência de cálcio nos ossos. Ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) e, portanto, há deterioração da sua qualidade. Estes ficam cada vez mais porosos e, após alguns anos, estão suficientemente frágeis para se faturarem com facilidade.
Fatores de risco para a Osteoporose
Sexo (feminino), estado hormonal (carência de estrógenos), idade (envelhecimento), raça (branca) e estatura (pequena). Estilo de vida (alimentação, álcool, cafeína, tabagismo, sedentarismo), doenças (endócrinas, gastro-intestinais, renais, câncer) e medicamentos (corticóides, anticonvulsivos, doses excessivas de hormônio tireoideanos, etc..)
Medidas de Prevenção:
Fornecimento de cálcio e vitamina D
Praticar exercício físico com regularidade e bem orientados.
Fisioterapia:
A fisioterapia ajuda na melhoria da mobilidade, restabelecimento da autoconfiança, melhora a força muscular. O tratamento dos sintomas de uma doença por meio de exercícios é muito importante para a gestão da osteoporose, sendo utilizada para aliviar a dor e para melhorar a mobilidade. Em pacientes com fratura da coluna, os músculos que circundam a coluna frequentemente entram em espasmo como resultado da dor, e assim aumentam ainda mais a dor. O alívio deste tipo de espasmo muscular com uma fisioterapia suave relaxa o músculo, sendo portanto uma grande ajuda no alívio da dor.
Outro efeito muito útil da fisioterapia é a melhoria na postura. A dor nas costa e o espasmo muscular freqüentemente provocam no paciente uma tendência à curvatura dos ombros e a evitar esticar as costas, mas com exercícios suaves e relaxamentos dos músculos da coluna, a postura tende a melhorar.
Quais são os melhores exercícios?
A quantidade e o tipo de exercício que deve ser feito variam de acordo com a intensidade do problema em cada pessoa afetada. O exercício muito intenso, em algumas circunstâncias, pode ser prejudicial, portanto é melhor procurar uma orientação do médico ou do fisioterapeuta antes de iniciar os exercícios. Os exercícios que causam dor, de um modo geral, devem ser evitados, mas um pequeno desconforto não deve ser levado em consideração.